26 de julho de 2016

Documentário "Brasil Heavy Metal".

A CHAVE DO SOL  é, foi, ou pode ser considerada uma banda de Heavy Metal? A polêmica persiste não somente entre os fãs, mas os próprios membros da banda e críticos nunca chegaram, ou mesmo - pelo andar da carruagem - chegarão, a um consenso no que tange a esse assunto.

Enquanto segue a polêmica se a nossa A CHAVE DO SOL pode ou não (nota do editor: não!) ser classificada na ceara do gênero bretão iniciado pelo JUDAS PRIEST, o recém-lançado documentário Brasil Heavy Metal (2016, 122 min, legendado) incluiu citações ao grupo em diversos momentos.




A mais emocionante participação da banda é a lembrança do saudoso vocalista Fran, que também agraciou o ANO LUZ com sua potente voz. Não obstante membro algum d' A CHAVE DO SOL ser entrevistado, essa é, até onde nosso conhecimento permite dizer, a primeira inclusão do grupo em um filme. Nós não entregaremos spoilers, então, quem quiser saber dos contextos, situações em que A CHAVE DO SOL abrilhanta o filme, terá de assistí-lo. O DVD vêm acompanhado de um CD com bandas clássicas da época gravando, ou regravando, músicas especialmente para a película; porém A CHAVE DO SOL não participou.



Lembramos que além de, claro, os grupos de Heavy, Thrash, Black, Speed  etc Metal dos quais se propôs a dar conta, o longa metragem do diretor Micka Michaelis também cita outros conjuntos de Hard Rock paulistas, como o ZENITH, ANJOS DA NOITE, A CHAVE (sem sol), mas se esqueceu de outros nomes da mesma época, como por exemplo, o ELFFUS, de Brasília, ou o VLAD V, de Santa Catarina.
*

Um comentário:

  1. Sobre a polêmica levantada em questão, respondo de forma categórica e cristalina : é claro que não !!

    Se houve uma aproximação com o som pesado em algum momento da carreira da banda, foi por questão alheia à nossa vontade, e rapidamente tal equívoco foi corrigido, com o estabelecimento de uma nova rota e com o avião em pleno voo.

    Agradeço, é claro, a menção à nossa banda no referido documentário, mas realmente, a nossa banda era / é um "estranho no ninho" nesse universo do Heavy-Metal.

    ResponderExcluir