Eu começei a gostar d' A CHAVE DO SOL por causa do disco que o Fran gravou. Aquele E.P. é tão bom e significava tanta coisa, que me parecia que eu ia achar bom "qualquer coisa" que o grupo lançasse na sequencia. Anteriormente em 2008, após anos curtindo o "EP da Chave", eu havia descobrido que o Fran havia feito parte do grupo ANO LUZ, que havia acabado sem, então, deixar registros, e que eu montei um vídeo em homenagem; clip esse que passou a se destacar no youtube e foi seguido de muitas outras homenagens.
À época eu não escrevia no Whiplash.net, não existia nosso blog e fiquei triste do falecimento de um músico que eu tanto admirava ter passado em branco, batido e sem alarde. Esse sentimento que me levou nesse aniversário de quatro anos sem o Fran deixar esta singela homenagem.
Fran ao vivo com o ANO LUZ em 1984. |
"Fran era um cara humilde, trabalhador e muito esforçado. Sua voz era de uma potência absurda e a rouquidão natural dava-lhe um diferencial, um autêntico"drive" na garganta. Sua performance de palco era dramática. Tinha um gestual forte e seu olhar fulminava a platéia. Gravou o segundo trabalho da banda, em 1985, o EP sem título que os fãs apelidaram de "Anjo Rebelde", a primeira faixa da bolacha. icou pouco tempo na banda. Entrou no final de dezembro de 1984 e em outubro estava de saída. Curta, porém marcante participação".
(Luiz Domingues, baixista e membro fundador d' A CHAVE DO SOL)
"Ao querido amigo Fran, que esteja descansando em um bom lugar.Ter sido baixista da banda ao lado do Fran foi um privilégio.Quantas vezes o Fran, mesmo com algum problema de saúde ía para o palco e mesmo assim cantava maravilhosamente. Era um profissional acima de tudo. Saudades do amigo que se foi. R.I.P.".
Osvaldo Júnior (baixista do ANO LUZ)
"Sobre o Fran, as principais qualidades dele eram a humildade, carisma e talvez ingenuidade; no bom sentido. Era uma pessoa muito simples e muito talentosa; com um talento natural para musica. Era fácil e proveitoso conviver com ele..."
(Olavo Jafet, guitarrista do ANO LUZ)
"Saudades do Fran!"
(Rubens Gióia, guitarrista e membro fundador d' A CHAVE DO SOL).
"O Fran foi a verdadeira voz d' A CHAVE DO SOL".
(Beto Cruz, vocalista que substituiu o Fran n' A CHAVE DO SOL).
"...estive com o Fran algumas vezes nos anos 80, cantava muito, tinha um vozeirão, voz rouca e potente, grande cara".
Billy "The Kid" Albuquerque (vocalista da banda MAMMOTH, no orkut)
"... num show ao ar livre no Parque da Aclimação, que eu descobri o vocalista que para mim seria o ideal para A CHAVE DO SOL. Era o show de uma banda chamada "ANO LUZ" e o vocalista, dono de uma voz rouca, potente e metálica, chamava-se Fran. Após o final do show, eu fiz uma sutil abordagem, expliquei-lhe a situação e dias depois ele entrou para A CHAVE DO SOL (...) Fran, aonde voce estiver, um minuto além vamos nos encontrar".
(Julio Revoredo, poeta e letrista das músicas "Ufos" e "Segredos", que foram gravadas no EP de 1985, d' A CHAVE DO SOL e na voz de Fran Alves).
Eu agradeço a todos que me ajudaram a montar esse tributo a uma das melhores vozes do rock pesado brasileiro, e que deixou boas energias e lembranças nas bandas ANO LUZ e A CHAVE DO SOL. Encerro essa homenagens fazendo votos junto ao amigo Luiz Domingues:
"Lá onde ele está agora, deve estar cantando uma letra do poeta Julio Revoredo que eu gosto muito e que num verso diz : "A Humildade é o caminho para a felicidade superior".