26 de abril de 2012

Celso Barbieri relembra como foi trabalhar com A CHAVE DO SOL

Celso Barbieri foi produtor de shows underground nos anos 80, além de ter empresariado algumas importantes bandas nacionais, como o MADE IN BRAZIL. Em seus recem-completados 60 anos de idade, Celso ajudou a cena rock brasileira, tendo trabalho como correspondente de revistas e iniciado o selo Devil Discos (por onde saiu o "A New Revolution" em 1990). Ex-membro do Partido Comunista Brasileiro, Barbieri criou um site para contar as memórias adquiridas em todos esses anos de estrada; é desse site que retirei o depoimento a seguir.

  http://www.celsobarbieri.co.uk/ 

Uma pena que a entrevista citada pelo jornalista não está mais on-line, caso contrário ela já estaria postada no blog. Infelizmente também a gravação de show parece ter desaparecido junto com a referida "Rádio 2b Star". Eram registros ótimos que adorei conhecer há alguns anos... talvez alguém se anime a os compartilhar com o blog...

Encerrando, lembro que as opiniões no depoimento abaixo são de responsabilidade do Celso Barbieri. Espero que vocês gostem!!!



"Na minha opinião a história da banda
A CHAVE DO SOL, grupo de rock formado em 1983 na cidade de São Paulo foi a historia de uma banda buscando, em vão, pelo vocalista certo.

"A CHAVE DO SOL com seu som que na falta de uma definição mais adequada só poderia ser definido como "fusion", isto é, a mistura de rock com elementos do jazz, sempre encontrou muita dificuldade para achar um vocalista que se encaixasse com o som da banda.

"A verdade é que nunca achei que a banda precisasse de um vocalista mesmo porque, um vocalista “Jazzy” com uma voz limpa e um talento tipo, vamos dizer, Sting ou Peter Frampton nunca seria fácil de se encontrar em São Paulo. Os vocalistas encontrados, não tinham nem o timbre de voz nem a postura de palco que combinassem com o som “clássico” da banda. O vocalistas encontrados ou não combinavam ou acabavam forçando a banda a mudar de estilo ou até de nome (
THE KEY)
Acho que com um pouco de esforço e dedicação o Rubens preencheria muito bem a função de vocalista. Quer dizer, na Chave o instrumental sempre falaria mais alto de qualquer forma.

"Muito embora eu classificasse o som da banda como um tipo de Jazz-Rock, eu diria que era um Jazz-Rock com a parte Jazz menos cansativa ao mesmo tempo que com a parte Rock mais voltada para o Hard Rock do que o Heavy Metal tradicional da época.

"No palco, raramente vi um entrosamento musical tão perfeito quanto o mostrado pelos músicos
Rubens Gióia (guitarra), Luiz Domingues (Tigueis) (baixo) e Zé Luiz (bateria).

"A CHAVE DO SOL sempre foi muito diferente das outras bandas dos anos 80 que produzi. A chave era uma banda exemplar. O profissionalismo da banda sempre foi perfeito. Produzi muitos shows da Chave. Seus músicos nunca me faltaram com respeito ou deixaram de estar na hora para a passagem do som, nunca questionaram minha honestidade ou levantaram qualquer dúvida quanto ao resultado da bilheteria. Por mais precário que fosse o sistema de som, estes músicos de forma tranqüila, sempre conseguiram miraculosamente tirar o melhor do equipamento à disposição e sempre agradeceram-me, ao vivo, durante o show.

"Um outro aspecto interessante é que se não bastasse a boa aparência dos integrantes da banda, a moçada sempre mostrou muito bom gosto e elegância na escolha das roupas usadas nos shows. Talvez por isto mesmo, A Chave do Sol foi uma das primeiras bandas a trazer o público feminino para os concertos.

"A Chave, pela qualide como músicos e atitude respeitosa para com as outras bandas, sempre gozou do respeito geral dos outros músicos da época, A Chave foi uma das únicas bandas deste período que a imprensa “poposa” não teve como chamar pejorativamente de “metaleira”.


"Eu sugiro que o visitante leia a entrevista muito interessante que o Rubens Gióia deu para o
Mundo do Rock. (clique aqui)

"A gravação que coloco à disposição aqui na
Rádio 2bStar foi feita no Teatro Lira Paulistana dentro do Projeto SP Metal numa noite em que o vocalista Fran não pode comparecer porque estava doente. Nesta noite, para minha satisfação, a Chave desfiou o seu repertorio antigo. O Técnico de som foi Can Robert. Como sempre a qualidade do som é pobre pois foi tirado um saída para retorno de palco.

Por
A. C. Barbieri"

16 de abril de 2012

Matérias publicas na Revista Metal

Aqui postaremos as matérias, entrevistas e novidades. Reviews de shows e de disco estão em tópicos separados.



° Revista Metal 19

Entrada do Beto Cruz substituindo o Fran

° Revista Metal 20* - Parte 01
° Revista Metal 20* - Parte 02


O Heavy Nacional em Discução
: com ABUTRE, SANTUÁRIO, PLATINA, MÁSCARA DE FERRO, HARPPIA etc.

° Revista Metal Especial de 1985 - Parte 01
° Revista Metal Especial de 1985 - Parte 02
° Revista Metal Especial de 1985 - Parte 03

Panorama do Heavy Metal Nacional
: com ASTAROTH, AZUL LIMÃO, ROBERTINHO DE RECIFE, ÁGUA BRAVA, OVERDOSE, METALMORPHOSE etc.

° Revista Metal 21

Rubens Gióia e Beto Cruz avistados em apresentação do PLATINA.

° Revista Metal 22

Metal no Vinil:
com STRESS, OVERDOSE, SEPULTURA, TAURUS, AZUL LIMÃO etc.

° Revista Metal 38

Metálicas:
anuncio da saída do baterista Zé Luiz  Dinola e o lançamento de um próximo LP (que seria o The Key) .

° Revista Metal desconhecida

Metálicas:
A Chave sem Sol? Anúncio da saída de Rubens Gióia.

° Revista Metal de 1987 - Parte 01

° Revista Metal de 1987 - Parte 02

Entrevista: "Agora  Depende dos Fãs" - Pré-Lançamento do LP The Key:

* Contribuição de Evandro da Comunidade Revista Metal no Orkut. Valeu, Evandro!!!

Reviews de Shows!

Saudações! Começamos hoje com um dos motivos pelos quais esse blog foi criado: compartilhar matérias d'A CHAVE DO SOL nos anos oitenta. O ponta pé inicial dessa nova empreitada será as críticas que sairam na REVISTA METAL, que ainda hoje considero a melhor publicação que o gênero já teve no Brasil, das apresentações do grupo.

Avisos importantes:
- Irei atualizar sempre nesse tópico, então, se novas críticas de shows surgirem, esse tópico será atualizado (eu não irei crirar outro); assim teremos num local só todas as resenhas.

- Tem um review que não está aqui? Entre em contato!



!!! REVISTA METAL !!!

 º Revista Metal 16 * Review "Metal Em Ação". Teatro Lira Paulistana. Lançamento do E.P.

º Revista Metal 22 Review "Rock in Feriado" . Show "Metal 4" com SALÁRIO MÍNIMO, CENTÚRIAS & ABUTRE.

º Revista Metal 23 Review no Rio de Janeiro com AZUL LIMÃO e FIM DO MUNDO.

* Contribuição de Evandro da Comunidade da Revista Metal no Orkut. Valeu, Evandro!

!!! REVISTA ROCK BRIGADE !!!

° Revista Rock Brigade 30 - parte I
Review "Festival Rock é Rock Mesmo". CCSP. Com PATRULHA DO ESPAÇO, GOLPE DE ESTADO & MADE IN BRAZIL.
Review "Dunny's Club", SP 88, com NÉMESIS (Argentina) & HARPPIA.

° Revista Rock Brigade 30 - parte II Review "Rock Shirts Live Festival 1988". Teatro Lira Paulistana. Com MX, NECROMANCER (13/07), NAJA (14/07), TAURUS, HAMMERHEAD (18/07), CONTROLLE, LUZES DE ÓRION (19/07), NÉMESIS, OZONE (25/7), RATOS DE PORÃO & ANTHARES (26/7).




Mais reviews de shows em breve!!!

12 de abril de 2012

Sun City: Confira versão original da música.

Seguindo com seu trabalho de resgate e valorização da cultura paulista, o Portal "Orra Meu" continua agradando os headbangers / hard rockers fãs d' A CHAVE DO SOL. O site acaba de postar no youtube  a versão original da clássica canção de protesto contra o aparthaid sul-africano e seu simbolo mais brutal: o hotel mais luxuoso do mundo, construido numa área de paraiso ecológico em que a população local foi expulsa.

"Esta versão de Sun City foi extraída de uma demo tape que gravamos em abril de 1986, portanto um ano e oito meses antes dela ter sido gravada oficialmente no LP The Key. Tem pequenas diferenças no arranjo, principalmente no refrão, com muito mais repetições do que na versão oficial do LP", declarou o site na descrição do vídeo. Clique na imagem abaixo para conferir:

  ACHAVE DO SOL - SUN CITY (ABRIL DE 1986)

Além do arranjo e refrão, a versão demo da música ainda possui algumas diferenças no solo de guitarra e nas linhas de vocal, tornando esta uma Sun City mais "heavy metal" do que todos conhecemos pelo LP The Key. Na tela temos imagens de fotografias raras e recortes de revistas e jornais em relação à banda.

Parabéns "Orra Meu" por divulgar a primeira versão de uma das músicas favoritas dos fãs d'A CHAVE DO SOL, um verdadeiro clássico do metal nacional!!!

9 de abril de 2012

Fábio Ribeiro: tecladista relembra sua passagem pela A CHVE DO SOL.

Veterano tecladista das bandas OVERDOSE, ANJOS DA NOITE, ANGRA, SHAMAN e muitos outros projetos e artistas, o famoso tecladista Fábio Ribeiro passou a limpo sua carreira em entrevista ao Fã-Clube de André Matos. O bate-papo foi conduzido pelo presidente do referido fã-clube, meu bom amigo e conterrâneo, Raoní Teixeira e publicado em março de 2009.

Fonte: Andre Matos: entrevista com o tecladista Fabio Ribeiro - Entrevistas http://whiplash.net/materias/entrevistas/085427-andrematos.html

Confira abaixo a parte da conversa em que Fábio relembrou sua primeira "banda grande", A CHAVE DO SOL:

"Eu ingressei na A CHAVE DO SOL em 1987, por intermédio de uma namorada minha que tinha um amigo de colégio que era roadie da banda. Na época eles estavam lançando o LP 'The Key', com Rubens Gioia (guitarra), Luis Domingues (baixo), Roberto Cruz (vocal) e Ivan Busic (bateria). Foi a primeira banda mais 'profissional' com a qual trabalhei. Existia um fã clube bem organizado, uma grande quantidade de fãs muito fiéis, shows lotados, aparições na mídia e uma boa estrutura de equipamento, empresariamento etc. Logo em seguida houve uma mudança de formação*, com a entrada de Edú Ardanuy (guitarra) e José Luiz Rapolli (bateria). Permaneci na banda por mais de dois anos, até que eu e todos os demais integrantes saímos após o único disco que lançamos juntos ter sido mixado às escondidas somente pelo vocalista, cujo resultado (e a própria atitude) nos decepcionou muito. Foi a primeira vez que me senti lesado pelo ego de um companheiro de banda, e considero este ('A New Revolution') o pior trabalho que já registrei. Foi a primeira vez que senti que neste universo nem tudo são flores e que todo o cuidado é pouco".

"Mas minha permanência na banda foi gratificante. No meio musical, uma coisa leva a outra, e com a exposição gerada pela A CHAVE DO SOL eu fui convidado a participar de diversos trabalhos de outras bandas, gravando e excursionando".

Fábio Ribeiro tocando com A CHAVE. LP "A New Revolution", 1990.
















Mais a frente, ao ser perguntado como conheceu o vocalista André Matos, Fábio diz:

"Conheci o Andre em 1987, quando eu ainda tocava com A CHAVE DO SOL. Até o início dos anos noventa, essa banda compartilhou vários shows com o VIPER".

Fábio Ribeiro ao centro d' A CHAVE em 1988.



Nota*: Ainda que não seja citado por Fábio houve uma outra formação com o baterista original José Luiz Dinola e o falecido Théo Goddinho (ex- JAGUAR, não confundir com a banda inglesa) na segunda guitarra; que transformou temporariamente A CHAVE sem sol exteto.

8 de abril de 2012

O Cometa: som inédito e detonante de 1986

O Portal "Orra Meu", continuando seu trabalho de resgate da cultura paulista, soltou no  youtube um vídeo que vai fazer a alegria dos fãs de Hard Rock oitentista. Trata-se do sonzão "O Cometa", música inédita da banda A CHAVE DO SOL. "Esta gravação rara é oriunda de uma demo-tape gravada pela banda, em abril de 1986. Foi gravada em oito canais e preservada em fita K7", declarou o portal na descrição do vídeo.

Para acompanhar a música inédita o Portal "Orra Meu" editou um vídeo todo especial com imagens raras de acervo, assim como fotos pessoais, ingressos e matérias em periódicos igualmente impossíveis de se encontrar. Confira no link abaixo:

A CHAVE DO SOL - O COMETA

Diferente da música "Confissões", outro som inédita resgatado recentemente pelo portal "Orra Meu", "O Cometa" possui todos elementos fundamentais do que se costuma chamar de o "som clássico" d'A CHAVE DO SOL, devendo agradar a todos os fãs do Hard Rock / Heavy Metal praticado pelo conjunto. A sonoridada da canção é uma perfeita transição entre as fases dos vocalistas Fran e Beto. No ano seguinte o grupo lançaria o disco The Key, em que todas composições esbanjam criatividade, porém "O Cometa" havia perdido seu rastro; só sendo (re)encontrado 15 anos depois.

Rubens Gióia - Guitarra e vocal
José Luis Dinola - Bateria e vocal
Roberto Cruz - Vocal
Luis Domingues - Baixo e vocal

Curiosidade: Luis Domingues com o Lingua de Trapo no começo dos anos 80.

Quem já pegou o primeiro lançamento d'A CHAVE DO SOL, o EP 18 Horas / Luz, vai lembrar que o disquinho lançado em 1984 pela Baratos Afins acompanhava um encarte com um Press-Release da banda. Este informativo, ao contar a história do grupo (até então) e de seus integrantes, frisava que o baixista Luis Antonio Domingues fez/fazia parte de uma importante banda de rock voltada à sátira / humor, o Língua de Trapo.

Nunca me interessei pelo som do Língua (que até onde sei continua tocando na noite paulista), nada contra, porém sempre tive curiosidade ver o baixista d'A CHAVE DO SOL levando um som com os caras. Não sabia se ele chegou a lançar disco com o grupo... o tempo foi passando e surpreendentemente anos depois encontrei um vídeo deles numa fita VHS que um amigo me emprestou.

Clique na imagem abaixo para conferir Luis Domingues tocando ao vivo o som CROCODILO com o LÍNGUA DE TRAPO.


O vídeo foi gravado para o programa "A Fábrica do Som" na Tv Cultura (onde na mesma época A CHAVE DO SOL se apresentava com certa regularidade). Pelo comentário "Diretas Now" do vocalista, supõe-se que a apresentação ocorreu na época do movimento político "Diretas Já". As 3:46 aparece uma menina que parece estar com camiseta da banda paulista de Heavy Metal, o VÍRUS. Quem tiver mais informações favor deixar nos comentários para que eu possa adicionar na descrição.

A música Crocodilo foi composta por Laert Sarrumor.
Este vídeo não estava anteriormente no Youtube e até as pessoas que mais entendiam d'A CHAVE DO SOL com quem conversei não sabiam da existência do mesmo.

Willba.

7 de abril de 2012

Conheça o som da nova banda do Beto Cruz.

Publicado originalmente no site Whiplash.net/ em Setembro de 2011. Escrito por Willba Dissidente.

Fonte: A Chave do Sol: ex-vocalista lança música nova - Novidades (Notícia) http://whiplash.net/materias/news_847/138726-chavedosol.html


Ex-membro das bandas A CHAVE DO SOL, THE KEY e ZENITH, o vocalista / guitarrista Roberto Malltauro Cruz, conhecido por Beto Cruz, irmão do baixista Claudio Cruz (HARPPIA), estava afastado da música desde 1994, quando gravou os vocais da canção "Elogio ao Blues" no disco do hard rocker / bluseiro LUIZ FERNANDO (Projeto Rock'n'Roll Brasil) com Andria Busic (DR. SIN).

Tal ausência parece estar prestes a ser encerrada. Em seu Twitter , o importante músico do cenário hard rock / metal paulista dos anos 80, que reside atualmente em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, anunciou a música de sua nova banda, MERKANA, como sendo "sua melhor canção até então (best track ever)".
A música, incluindo sua letra e o que deve ser a arte do disco, estão disponíveis no link abaixo:

MERKANA - WINDS OF CHANGE "

Infelizmente, Beto Cruz não divulgou até o momento* maiores informações sobre a banda e/ou os músicos que o acompanham no projeto; fica, entretanto, o registro para atiçar a curiosidade e a expectativa dos fãs, que esperam há mais 15 anos novidades sobre o ex-vocalista d' A CHAVE DO SOL.

Beto Cruz na contra-capa do LP A New Revolution, de 1990
Beto Cruz na contra-capa do LP "A New Revolution", de 1990.

Projeto Rock'n'Roll Brasil no DR.Site - Fã-Clube Oficial do Dr. Sin
http://www.drsiteonline.com.br/projetos.htm

A CHAVE DO SOL no Metaleros.de
http://www.metaleros.de/countries/brazil/a_chave_do_sol.html

THE KEY no Metaleros.de
http://www.metaleros.de/countries/brazil/the_key.html

---------
*** ATUALIZAÇÃO: Finalmente consegui informações sobre o MERKANA. Todas as lacunas foram preenchidas. Confira no link abaixo:
http://achavedosol.blogspot.com.br/2012/07/beto-cruz-explica-musica-winds-of-change.html