01 . Programa A FÁBRICA DO SOM - 12 de junho de 1983.
Primeira música na primeira aparição da banda no programa A Fábrica do Som, que os faria famosos. Essa canção não foi ao ar e nem entrou em qualquer disco da banda, pois o grupo a considerava muito similar a "Summertime Blues" do EDDIE COCHRAN; claro que na versão THE WHO.
Essa foi a única canção cantada pelo baterista José Luiz Dinola, que foi entrevistado após a execução da mesma.
Execução ao vivo de "18 Horas" na primeira exibição da Chave do Sol no programa "A Fábrica do Som" , na TV Cultura de São Paulo. Filmado no Teatro do Sesc Pompeia, em 12 de julho de 1983, foi ao ar na TV, em 16 de julho de 1983.
"Crisis (Maya)" faixa instrumental do segundo disco, também foi apresentada na primeira vez que A CHAVE DO SOL esteve na TV Cultura. Não obstante, a mesma não foi ao ar.
02. Programa A FÁBRICA DO SOM - 27 de Setembro de 1983.
Sendo exibida no dia 01 de Outubro de 1983, essa edição do programa era dedicada a JIMI HENDRIX, que se estivesse vivo, estaria completando 41 anos de idade nessa data.
"Atila" é um número instrumental que iniciava-se com algumas convenções de baixo e bateria, evoluindo para um Jazz Rock vibrante, com pegada Rocker. Infelizmente, a canção ficou sem registro em disco.
Outra canção instrumental que careceu do devido registro em plástico, "A Dança das Sombras", tem duas partes bastante diversas. De início a canção flerta com swingue e Soul Music no Jazz Rock à la MILES DAVIS. Na segunda parte, o grupo ataca um andamento inspirado nos primórdios do TEN YEARS AFTER.
NOTA.
Ainda nessa noite, A CHAVE DO SOL tocou outra canção. Foi "Johnny B. Good" do CHUCK BERRY em uma jam com o grupo ARARA DE NEON. Uma banda faltou e a produção intimou as duas bandas a fazerem essa canja; não obstante o ARARA NEON fosse um conjunto de reggae com gracejos pop.
Tal performance foi ao ar, mas permanece inédita no youtube. Até onde o blog pode apurar foi a única jam da A CHAVE DO SOL registrada em vídeo e uma das poucas jams existentes (a outra é com Daril Parisi do PLATINA).
03 . Programa A FÁBRICA DO SOM - 15 de outrubro de 1983.
Terceira participação n' "A Fábrica do Som", quando se realizava a festa de um ano do programa. Para tanto, essa edição não foi filmada no seu palco tradicional, do Teatro Sesc Pompeia, mas num circo montado no estacionamento do Parque Anhembi, na zona norte de São Paulo (Circo Mágico). A CHAVE DO SOL tocou duas músicas, mas somente "Luz" foi ao ar; essa se tornaria o tema de trabalho doravante, porque seria registrada no primeiro disco, poucos meses depois.
04 . Programa A FÁBRICA DO SOM - 27 de março de 1984.
Versão de "Crysis (Maya)", gravada de maneira diferente a como a música ficaria conhecida. Terceira participação no programa Á Fábrica do Som.
Rippagem de fita VHS por Willba Dissidente.
Indo ao ar em 31 de março de 1984, nessa apresentação (considerada por Luiz Domingues "a mais morna das seis"), Rubens está com o cabelo mais curto que o normal, pois havia sido padrinho de casamento de sua irmã mais velha, Roseli Gióia, que insistiu que ele cortasse o cabelo ao invés de usar um rabo de cavalo (o que seria mais que adequado). Novamente, o tema instrumental "Atila".
NOTA.
A quinta participação d' A CHAVE DO SOL na Fábrica do Som foi 19 de junho de 1984. Um show improvisado e sem PA, com condições pífias de som, para "acalmar" a platéia do Sesc, pois as bandas contratadas para o dia não iriam tocar. Não foi filmada ou televisionada.
CLIQUE AQUI para ler mais.
05 . Programa A FÁBRICA DO SOM - 26 de junho de 1984.
Performance ao vivo da música "Luz" durante a 6ª participação da banda no programa.
Lançamento literal do primeiro disco, o compacto de "Luz" e "18 Horas". CLIQUE AQUI para ler sobre esse pitoresco fato.
Performance da música "Anjo Rebelde". Registrada ao vivo quase um ano antes ser gravada em disco, é a primeira aparição dessa canção, ainda sem o Fran nos vocais.
06 . Programa PARONAMA - 28 de agosto de 1985.
Apresentação AO VIVO das músicas "Segredos" e "Um Minuto Além" (não está inteira), divulgando o EP auto-intitulado de 1985. Luiz Domingues é entrevistado pela apresentadora Paula Dip e explicando a proposta do grupo e afirma que "a função do Rock'n'Roll é divulgar os Ufos". Rubens Gióia também é conclamado a dar suas opiniões e fala de Luis Calanca do selo Baratos Afins.
Este é o único registro live em vídeo existente com o vocalista Fran.
Agradecemos à amiga Jani Santana Morales por disponibilizar esse registro.
*
07 . Videoclipe "Sun City" - Abril de 1986.
Esse vídeo "grátis" foi um oferecimento espontâneo da TV Cultura. A edição utilizou imagens do jornalismo internacional enfocando cenas do apartheid sul-africano. As imagens da banda fazendo dublagem foram filmadas nos depósitos da TV Cultura, na zona oeste de São Paulo.
08 . Programa BOCA LIVRE - Setembro de 1987.
Primeira das duas apresentações ao vivo que A CHAVE DO SOL fez com Ivan Busic na bateria. Essa música é a versão original de "Keep Me Warm Tonight", com letras em português, que nunca foi registrada em disco. Apresentação de Kid Vinil e Dadá Cyrino. Na ocasião, a canção "Sun City" também foi tocada, mas não entrou na programação.
Clique aqui para outra versão dessa apresentação, mas qualidade de áudio e vídeo inferior e sem a entrevista.
09 . A CHAVE (sem sol) - Programa BOCA LIVRE - 04 de junho de 1985.
Apresentação do grupo que foi formado após o fim d' A CHAVE DO SOL em dezembro de 1987, na tentativa de formar um novo grupo e vender o recém-lançado disco "The Key". A CHAVE lançou um disco em 1990, sob o nome THE KEY, intitulado "A New Revolution".
As canções apresentadas aqui, "Narrathan" e "Stole My Heart" não entraram no disco.
10 . Programa MUSIKAOS - Abril de 2000.
Em 2000, Rubens Gióia e José Luiz Dinola remontaram A CHAVE DO SOL e chamaram o baixista Beto Birger para completar o power trio. Essa formação só durou essa apresentação.
O vídeo acima foi postado pelo amigo e colaborador Rogério Santos de Oliveira .
Apresentação de 18 Horas. Está errado o nome no vídeo.
Cover de "Blue Wind" do JEFF BECK, imendado com "Train Keep On Rollin'" no arranjo do AEROSMITH. Está errado o nome no vídeo.
Versão instrumental de "Keep me Warm Tonight".
Unindo forças Will, para valorizar nossos talentosos músicos. Esse é apenas uma pequena retribuição pela alegria que nos deram com seus shows, músicas, talento, simpatia e o legítimo rock que tanto amamos.
ResponderExcluirObrigada por esse blog incrível!
To felizão com esses vídeos sendo compartilhados pela Jani.
ResponderExcluirSimplesmente, A Chave do Sol tem que ser perpetuada e apresentada às novas gerações sim. Meus parabéns à Jani, ao Will, ao Luiz Domingues (meu querido amigo) e ao Rubens por preservarem as memórias. Também não posso esquecer de parabenizar a revista Roadie Crew pela história da banda publicada em 2 edições!