Assim, uma publicação que simboliza essa época é o GUIA METAL NACIONAL, material hoje disputadíssimo entre colecionadores e aficionados pelo estilo. Lançado como um encarte em preto e branco, formatinho e papel fininho, na edição nº30, esse "livrinho" apresentava as bandas que o periódico de origem carioca (nota do editor: que continua sendo a melhor publicação dedicado ao Metal no Brasil), considerava as mais promissoras e emergentes. Uma publicação feita no "olho do furação", enquanto tudo acontecia, e que estampa A CHAVE DO SOL na capa.
Tamanha era a popularidade do grupo, pois ainda que flertasse constante com o Heavy, era um grupo de Hard Rock; mais ainda, não sendo desrespeitoso, era a banda "menos metal" da publicação. Bandas hoje das mais referenciadas como Dorsal Atlântica e Sepultura, que hoje estampariam a capa de qualquer publicação do som pesado, cederam espaço ao nosso quarteto. Como tem ocorrido sempre, optei por publicar o GUIA inteiro, não somente a parte referente À CHAVE DO SOL.
Clique ao lado das miniaturas (**) para ver as páginas com grande resolução e aproveitem a viagem!.
** Capa e Contracapa (IRON MAIDEN)
** Dentro: propaganda do QUEEN & Introdução.
** São Paulo: INOX, PLATINA & A CHAVE DO SOL.
** São Paulo: CENTÚRIAS, VULCANO & VÍRUS
Rio Grande do Sul: LEVIAETHAN
** Rio Grande do Sul: ASTAROTH
Rio de Janeiro: DORSAL ATLÂNTICA
** Rio de Janeiro: TAURUS, AZUL LIMÃO & STRESS.
** Rio de Janeiro: METALMORPHOSE (que mudaria de nome para Metalmofose)& ROBERTINHO DE RECIFE.
Minas Gerais: SEPULTURA & OVERDOSE.
** Minas Gerais: KAMIKAZE
Para quem ama fazer aquela crítica de que "falou essa, aquela e uma outra" banda, lembro que ao final de cada estado, outros grupos pesados (do hard do extremo), que não entraram no Guia são citados. Claro que se fazia Metal em todo o Brasil (não era algo restrito a MG, RJ, SP e RS), porém isso também é demonstrativo da dificuldade que os "canais especializados" tinham para acompanhar tudo que ocorria, em menor escala (já que movimentação financeira e aglomeração humana eram requisitos na época para o surgimento de músicos), assim como essas próprias bandas tinham para divulgar seu trabalho.
Agradecimentos à minha namorada Nádia Schenker.
Willba.
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