17 de outubro de 2012

Zenith e A Chave do Sol: é a mesma música?

A polêmica existe desde 1989, quando o grupo paulista de Hard Rock / A.O.R. ZENITH lançou seu LP auto-intitulado. Quem já havia ouvido o lado A do disco "The Key" que, A CHAVE DO SOL soltara dois anos antes, não podia deixar de notar. Seria a Spotlights do ZENITH, a Change My Evil Ways com letras em portugues?

No decorrer dos anos noventa, com o esquecimento do estilo pela mídia e a maioria dos membros das duas bandas se afastando da música, a questão foi posta de lado até o começo da década seguinte com a emergência do Orkut. Afinal, o ZENITH fez uma homenagem ou copiou A CHAVE DO SOL? Muito foi especulado, porém a resposta deixou a maioria impressionado.

Clique para ouvir "Change My Evil Ways" d' A CHAVE DO SOL (1987).


O ZENITH se formou na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e em meados dos anos 80 contava com um núcleo estável que foi a formação do grupo até seus últimos dias: Marcus V. Lima (baixo), Hamilton Lima (bateria), Dé Vasconcelos (guitarra) e Rogério Nogueira (vocal) - o tecladista Zuza entraria posteriormente. Entre 1984 e 1985 Rogério se afastou da banda, sendo substituído por ... Beto Cruz!! Com o então novo cantor, o ZENITH trabalhou quatro músicas novas (duas em inglês e duas e português), escritas por Dé e Beto. Pouco tempo depois, Rogério retornou ao ZENITH e Beto seguiu carreira com A CHAVE DO SOL. Duas das músicas novas, Change My Evil Ways e Solange, foram retrabalhadas pela A CHAVE DO SOL, sendo que a última foi gravada oficialmente no lp 'The Key', de 1987. Dé Vasconcelos é o José Carlos Vasconcelos que aparece nos créditos do The Key.

Clique para ouvir "Spotlights" do ZENITH (1989).


Chegamos no ano de 1989, quando A CHAVE DO SOL estava sem sol e o ZENITH assinava com uma gravadora de grande porte,  Eldorado,  para o lançamento de - infelizmente - seu único LP. Quando escolhiam as faixas que ficariam imortalizadas em vinil, surge a idéia de resgatar uma composiçaõ da 'fase Beto' da banda. Nas palavras de Rogério Nogueira, (a nova letra e arranjo tiveram) "inspiração espiritual". "Depois de pronta, demos crédito ao Beto e tudo ficou lindo", explicou o vocalista num tópico da comunidade do ZENITH no orkut.

Ironicamente, o ZENITH gravou depois uma música que havia composto antes... e ainda há quem ache que eles fizeram um cover d' A CHAVE DO SOL!


A banda ZENITH em 1989, com sua formação clássica.

Um dos motivos que confundiam mais ainda essa questão era o fato de serem poucos que sabiam / lembravam, que o Beto tinha sido vocalista do ZENITH. Para piorar o entendimento, em muitas reportagens,  e até encarte de Cd, o vocalista era referido como tendo tocado só numa banda chamada Zona Franca (eu desconheço) antes d' A CHAVE DO SOL...

 Após seu LP, o ZENITH ainda apresentou boas composições demo que chegaram a circular em rádios, como 'Manchete' e 'Palhaço', e mais recentemente soltou duas músicas não concluídas no youtube, 'Auasca' e 'Mulher de Bandido'; mas nunca liberou as demos das músicas feitas com o Beto.

Quero dedicar este tópico à amiga Juliana Stenico, que quando ainda eu nem tinha o disco do ZENITH me pôs a par dessa polêmica questão... confusão essa que espero que ter liquidado com esse post.
Domo arigato, Jú!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário