29 de julho de 2012

Demo-tape inédita de 1986 é liberada no Youtube.

Saudações!
É como muita satisfação que escrevo este post: tal qual eu havia adiantado na minha resenha sobre o show de retorno d'A CHAVE DO SOL, as primeiras gravações da banda com o Beto Cruz nos vocais foram liberadas! Trata-se de seis músicas, das quais somente uma (Sun City) foi gravada oficialmente. No começo desse ano o portal ORRA MEU (http://orrameu.com/) começou a trabalhar na produção de clipes para as gravações contidas nessa fita k7, culminando agora na conclusão desta empreitada.

Registrada em abril de 1986, as seis composições inéditas da demo não ficam atrás das músicas oficiais do grupo; possuindo todos os elementos caracterísiticos e clássicos para agradar os fãs do Hard Rock praticado pela A CHAVE DO SOL. Sua única deficiência em relação aos discos oficiais está na qualidade da gravação estar um pouco inferior aos lp's. As músicas, além de esbanjar muito bom gosto e cuidado nas composições, criam uma inegavél "ponte" da transição do disco gravado com o Fran para o The Key.

Clique nas imagens a seguir para conferir cada uma das músicas. Logo abaixo, comentários do baixista Luiz Domingues sobre cada uma das músicas.

01 . Saudade (Rubens Gióia / Roberto Cruz) - 04'51"




"Saudade foi uma aposta que fizemos na simplificação do nosso som, outrora rebuscado com arranjos de Jazz-Rock. Trata-se de um Hard-Rock com jeito oitentista e letra "romântica". Gosto do Riff criado pelo Rubens e o refrão era bubblegum para tocar nas rádios, propositalmente. Mesmo assim, a resolução harmônica do solo é interessante, fugindo um pouco do padrão pop vigente naquela época (1986)".

02 . Sun City (Rubens Gióia / Roberto Cruz) - 04'45"



"Nessa versão, a quantidade de vezes que se repete o refrão, ficou o dobro do tamanho da versão oficial gravada para o LP The Key e o solo do guitarrista Rubens Gióia, tem também algumas diferenças em relação à versão oficial".

03 . Forças do Bem (Rubens Gióia / Roberto Cruz) - 4'03"




"Apesar do Riff central ser bem Hard-Rock, o andamento acelerado dá um certo ar de Heavy-Metal à música.'Forças do Bem' foi apresentada poucas vezes ao vivo e somente entre 1986 e 1987".

04 . O que será de todas as crianças? (Rubens Gióia / Roberto Cruz) - 4'25"



"Essa música fazia bastante sucesso nos shows, com as pessoas cantando o refrão junto à banda. A letra que o Beto escreveu era oportuna no contexto de 1986 e faz sentido hoje em dia (2012), também, pois se não existe mais a guerra fria entre USA e URSS, temos desequilíbrios sociais preocupantes da mesma forma. Por se tratar de uma Demo feita em parcos 8 canais, acho que o resultado é até bacana, Claro, a voz está muito alta, mas paciência...".

05 .  Solange (Roberto Cruz / José Carlos Vasconcelos) - 4'14"




"Solange era uma música que o Beto tinha composto para a sua ex-banda, ZENITH. Por isso tem a parceria do guitarrista daquela banda. Trata-se de uma balada romântica, onde o Beto fez os solos, usando uma Gibson Les Paul e o Rubens a base, com uma Fender Stratocaster. Era outra aposta no caminho do pop radiofônico, deixando de lado os arranjos complexos que fazíamos normalmente nas nossas músicas anteriores, influenciados pelo Jazz-Rock e Prog setentistas".

Para evitar qualquer desentendimento: Dé Vasconcelos, brilhante guitarrista do ZENITH, chama-se na verdade José Carlos. Por isso esse mesmo nome aparece nos créditos da música 'Change My Evil Ways' do Lp The Key, lançado pela A CHAVE DO SOL em 1987.

06 . O  Cometa - 05'07"



"Mais uma música extraída da Demo-Tape que gravamos em abril de 1986. "O Cometa" permaneceu inédita desde então, pois nunca foi gravada oficialmente em discos da Chave do Sol. Mais um belo resgate proporcionado pelo Site Orra Meu"!

Rubens Gióia - Guitarra e vocal
José Luis Dinola - Bateria e vocal
Roberto Cruz - Vocal e guitarra
Luiz Domingues - Baixo e vocal



O blog: A CHAVE DO SOL agradece imensamente ao baixista e amigo Luiz Domingues por ter dado a dica do 'desenterramento' dessa demo-tape e por ter fornecido as imagens que possibilitaram ilustrar tão ricamente este post. Conhecer essas músicas inéditas foi uma alegria imensa que o blog me proporcionou. Muito obrigado!

Gostou das músicas inéditas? Deixe sua opnião no espaço de comentários abaixo!

(*) Nota: por achar anteriormente que se tratava de uma gravação isolada, e não toda uma demo-tape, eu havia divulgando anteriormente essa versão da música no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário