27 de janeiro de 2021

Luiz Domingues: mensagem de despedida a Rubens Gióia.

Amigos: hoje, 15 de janeiro de 2021, eu tive a duríssima notícia do falecimento do meu amigo e companheiro de uma bela jornada na música, o guitarrista, Rubens Gióia.

Nos conhecemos por volta de junho de 1982, e identificados por termos os mesmos ideais em torno do Rock, fundamos juntos com José Luiz Dinola, a nossa querida banda, A CHAVE DO SOL, em julho. Em setembro de 1982, fizemos o show de estreia e dali em diante, construímos uma obra em conjunto.
Tivemos ótimos momentos de alegrias compartilhadas, obras eternizadas para nos orgulharmos, rimos muito, choramos perdas, trabalhamos intensamente e sobretudo, sonhamos coletivamente em perfeita sintonia.




Como guitarrista, Rubens foi um talento nato, forjado pelas mais lindas tradições do Rock das décadas de cinquenta, sessenta e setenta. Entre tantas influências fortes que teve, cito músicos como: Jimi Hendrix, Johnny Winter, Carlos Santana e Alvin Lee, sobretudo, mas ele admirava outros, igualmente, Leslie West, por exemplo e que também nos deixou recentemente.

Ele também teve uma bela história com outras bandas. Foi tripulante da nobre nave da PATRULHA DO ESPAÇO, esteve em uma formação da SANTA GANG e participou do YANKEE.

Ao final de 2019, nós articulamos juntos um show reunião d'A CHAVE DO SOL e que teve como data acertada pelo produtor Geraldo Guimarães, nosso amigo em comum, "Gegê", o dia 15 de julho de 2020. Para tal, produzimos uma série de seis bootlegs da nossa banda a conter material raro e oriundo de gravações preservadas em fitas K7 e que seriam lançados no dia desse show, que aconteceria no Teatro Cacilda Becker do bairro da Lapa, em São Paulo. Ele estava feliz pela possibilidade do show e pelos discos bootlegs que resgatam muitas pérolas escondidas da nossa história, incluso material inédito, não gravado em discos oficiais.

Infelizmente, fomos surpreendidos pela pandemia mundial e a esperança foi que superássemos essa situação para remarcarmos o show para quando fosse seguro e possível para todos, em algum dia de 2021, mas hoje, 15 de janeiro de 2021, esta possibilidade foi ceifada. Uma grande pena para nós e todos os fãs do nosso trabalho.

Contudo, pior que isso é saber que o amigo não está mais entre nós, isso sim, nos dilacera.
Agradeço à todos os amigos e admiradores d' A CHAVE DO SOL que enviaram-me votos de condolências, reservadamente pelo inbox do Facebook e por outras redes sociais. Acreditem, cada mensagem dessas é um alento para suportar a dor.

A CHAVE DO SOL foi um sonho que ele acalentou desde a sua tenra infância ao ouvir os discos de seu irmão mais velho, Rafael (e este que também não está mais entre nós) e certamente que ele concretizou tal aspiração, com todos os méritos.

Desejo força para a família dele: sua mãe, filho, companheira, irmãs, cunhados e sobrinhos. Aos amigos e colegas de jornadas na música e no radialismo, onde ele também escreveu uma história bonita através do seu programa transmitido pela Webradio MKK (Blog do Rubão) e no cerimonial do governo municipal onde ele prestou um serviço relevante à nossa cidade de São Paulo.

Descanse em paz, meu amigo. "Um minuto Além" e nos encontraremos novamente em meio à "Luz"!

Luiz Domingues

18 de janeiro de 2021

A CHAVE DO SOL: faleceu Rubens Gioia, guitarrista e membro fundador.

Rubens Gióia, ex-guitarrista da banda A CHAVE DO SOL, e que também passou pelo PATRULHA DO ESPAÇO, YANKEE e SANTA GANG, faleceu aos 57 anos de idade devido a complicações que teve após fazer uma cirurgia intestinal. A informação foi divulgada pela MkkWeb Rádio, estação onde Rubens atuava como comunicador desde 2014 mantendo o "Blog do Rubão", que tinha retorno marcado para fevereiro. 

https://www.facebook.com/markko.mendesii/posts/2222812201188116




Rubens Gioia em 1985 durante as fotos para o lançamento do EP de 1985.

Com A CHAVE DO SOL, Rubens gravou "Luz", compacto lançado em 1984, o EP "A Chave do Sol" de 1985, e o álbum "The Key" de 1987. Com a PATRULHA DO ESPAÇO ele registrou o álbum "Primus Inter Pares", de 1994. 

Matéria original publicada no Whiplash.Net por Bruce William.

Acesse: https://whiplash.net/materias/news_735/327852-chavedosol.html

*


*

 Diversos sites noticiaram o falecimento de Rubens Gióia:

https://combaterock.blogspot.com/2021/01/o-adeus-rubens-gioia-da-banda-chave-do.html

http://dynamite.com.br/morre-rubens-gioia-guitarrista-da-chave-do-sol/

Os sites Dynamite e Combate Rock atestam que Rubens esteve hospitalizado por cerca de dois meses.

http://rockbrigade.com.br/xxx/morre-rubens-gioia-exa-chave-do-sol-e-patrulha-do-espaco/

https://roadie-metal.com/a-chave-do-sol-morre-o-guitarrista-rubens-gioia/

https://www.kissfm.com.br/morre-rubens-gioia-guitarrista-do-banda-a-chave-do-sol/



Rubens Gioia em foto mais recente. Fonte: Ligado à Música.

http://maquinaprofanafest.blogspot.com/2021/01/a-chave-do-sol-morre-rubens-gioia-ex.html

https://roadiecrew.com/morre-o-guitarrista-rubens-gioia-a-chave-do-sol/

http://ligadoamusica.com.br/rubens-gioia-guitarrista-de-a-chave-do-sol-morre-aos-67-anos/

Errata: Rubens faleceu aos 57 e não 67 anos.

https://www.wikimetal.com.br/morre-rubens-gioia-a-chave-do-sol-patrulha-do-espaco-santa-gang/


https://www.rockbrasileiro.net/2021/01/um-minuto-alem-para-o-guitar-hero.html

*

O blog: A CHAVE DO SOL lamenta muito a perda e deixa seus sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Artigo em memória de Rubens Gióia Martins (04 de maio de de 1963 - 15 de janeiro de 2021).

NOTA DO AUTOR:

Além do citado nos diversos sites, Rubens atuou como vocalista durante um tempo na banda A CHAVE DO SOL, inclusive registrando as vozes no primeiro compacto. À partir dos anos 2000, ele também intentou diversas vezes reativar A CHAVE DO SOL (que acabou após o lançamento do disco "The Key" em 1987) resultando em alguns shows muito interessantes, como o do programa Musikaos da TV Cultura (2000) e na Virada Cultural de São Paulo (2007). com o baterista José Luiz Dinola (atualmente no VIOLETA DE OUTONO). Em 2014 houve um projeto chamado A PATRULHA DO SOL, que juntaria Percy Weiss, Luiz Domingues e Rubens (todos ex- membros d' A CHAVE DO SOL e da PATRULHA DO ESPAÇO) com Rolando Castello Júnior (PATRULHA DO ESPAÇO), que acabou não decolando. Desde 2019 estava sendo articulada um show de reunião, produzido por Geraldo "Gege" Guimarães, entre Rubens e Luiz Domingues, que coincidiria com o lançamento de uma série de CD's contendo raridade demos e ao vivo. Esse show seria no teatro Cacilda Becker na Lapa e não ocorreu por em decorrência da pandemia causada pelo vírus Covid-19.

Rubens Gióia deixa mãe, irmãs, filho, companheira, cunhados e sobrinhos. A exemplo de seu pai, Gióia Júnior, ele também foi radialista; tendo o programa Blog do Rubão, transmitido pela webradio. Durante muitos anos Rubens Gióia atuou como cerimonialista do governo municipal de São Paulo, tendo prestado relevantes serviços para a capital paulista.